terça-feira, 27 de março de 2012

Aviário Pressão Negativa - Isolamento e Velocidade do Ar

ISOLAMENTO


         Definimos isolamento como isolar o ambiente interno das condições externas. O ideal seria conseguirmos isolar 100% os aviário das condições externas. Mas como isso não é possível utilizamos materiais que permitem um bom isolamento do ambiente.


        O uso de telhas com materiais que absorvem menos calor também contribui para o isolamento do sistema. Outra tecnologia que tem entrado no mercado é o uso da forração com alumínio. Esse material impede que o calor proveniente do telhado entre no aviário, assim como o calor proveniente do aquecimento se perca. 


        Uma prática bem usual é o uso de cortinas laterais azuis no lado interno e branca no lado externo. Dessa forma consegue-se a reflexão da luminosidade e consequente diminuição do calor. Também conseguimos um ambiente com um controle de luminosidade que deixa as aves mais tranquilas. 












VELOCIDADE DO AR


       A velocidade do ar é responsável pela sensação térmica das aves. Um fator importante para o bem-estar.


        Conforme a idade e o peso da ave é exigido uma velocidade de ar diferente para se atingir a sensação térmica desejada.


       A velocidade de ar também é importante para manter a umidade adequada dentro do aviário. Devemos dimensionar a velocidade em valores que permitam o controle da  umidade.


       O valor mais adequado para uma melhor conversão é até 3 m/s. Mas se a umidade estiver elevada podemos trabalhar com um pouco mais de ventilação.


       Um aspecto construtivo importante é que o painel acione individualmente cada exaustor, permitindo acionar gradativamente o equipamento e evitando dessa forma variações bruscas nas velocidades de ar.


       Toda troca de ar no aviário deve ser feita em 1 minuto. Valores superiores a esse ocasionam elevação da temperatura e consequente perda de desempenho.


       A manutenção dos exaustores é importante. Deve-se verificar constantemente o tensionamento das correias e a lubrificação do sistema para evitar desgastes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário